domingo, 25 de setembro de 2011

Adoçando nossos dias...

A pedido de uma pessoa muito querida, este post vai ser sobre adoçantes e açúcar...Pri, espero que esteja bom!

Já tem algum tempo que eu raramente consumo açúcar comum, então estou sempre buscando alternativas para adoçar os meus dias. Mas este assunto é meio confuso de um modo geral, tem tanta polêmica e fica difícil saber onde está a verdade e onde está o lóbi... Vou tentar colocar uns conceitos básicos e mostrar o que eu prefiro usar.


  • Sacarose = açúcar comum.


Os adoçantes considerados naturais são frutose, sorbitol, manitol e esteovídeo. São mais usados industrialmente, então fica o resuminho abaixo, a título de curiosidade:


  • Frutose: É extraído de frutas, cereais e mel. Adoça 173 vezes mais que a sacarose. Provoca cáries e tem consumo limitado para diabéticos. 
  • Sorbitol: Originado de frutas e algas marinhas, adoça 50 vezes mais que a sacarose. Seu uso é restrito a pessoas que não são diabéticas e que não são obesas. Resiste a altas temperaturas.
  • Manitol: É encontrado em vegetais e algas marinhas. Adoça 70 vezes mais que a sacarose. Não é recomendado a diabéticos e produz efeito laxativo se usado em grandes quantidades. 
  • Esteovídeo: Também conhecido como Stévia. Tem capacidade de adoçar 300 vezes mais que a sacarose e é tirado da planta Stevia Rebaudiana. Não contém calorias e é estável em altas temperaturas, mas tem gosto residual amargo.


Agora alguns fatos que achei interessante pesquisando:
  • Sacarina e ciclamato são adoçantes artificiais, derivados de petróleo, há estudos que mostram que o corpo reconhece o gosto adocicado nos alimentos e se prepara para receber a carga de glicose, mas como estes adoçantes não a fornecem, e o corpo já começou liberar insulina, acontece uma espécie de "hipoglicemia" e a vontade de comer doces fica maior.
  • Sucralose é um adoçante que vem da cana de açúcar, é feito com açúcar comum e átomos de cloro. Não tem sabor residual. Resiste a altas temperaturas ou seja podemos usar nas receitinhas. Pode ser usado por gestantes, crianças e diabéticos.
  • O Splenda é um nome comercial para sucralose. Quando a gente vê em alguns produtos light por aí este nome, até mesmo no Ades, significa que o produto leva sucralose.
  • O Xilitol é tão doce quanto a sacarose, mas cerca de 40% menos calórico.Xilitol é um adoçante natural encontrado nas fibras de muitos vegetais, incluindo milho, framboesa, ameixa, entre outros. Não só não provoca cáries como pode prevenir também.
  • Maltitol é um açúcar do grupo álcool (um poliol) usado como adoçante. Ele possui cerca de 75-90% da doçura da sacarose (açúcar comum) e propriedades aproximadamente idênticas, exceto para escurecimento e caramelização. Ele é utilizado como adoçante pois possui menos calorias, não causa cáries e tem um efeito um pouco menor no nível de glicose sanguínea(Fonte Wikipédia). Tem 2,4 Kcal/g. Muito usado na industria de alimentos. Inclusive a Trufa Zero Açúcar da Cacau Show que eu tanto amo é feita com este adoçante.
  • Quanto aos efeitos cancerígenos, tóxicos e etc, em todos em os artigos que li, são sempre reportados em consumo de altas doses e eu não sei os outros, mas eu não uso mais do que 10 gotas de adoçante por dia, se a pessoa usa mais deve ficar atento ao limite de consumo diário do mesmo. O que eu considero mais relevante é o efeito rebote do seu consumo, quanto mais você consome mais vontade comer doce, tem.
Tem tanto adoçante por aí, que dá pra cansar de falar deles. Os que listei acima são nomes que a gente costuma ver mais nas embalagens.

Os produtos que eu mais gosto dentre os tantos que já experimentei são estes:

Açúcar Light Magro, Lowçucar: é uma mistura de açúcar comum com sacarina e ciclamato, por isso adoça mais com menor quantidade.

É o meu preferido, estou muito acostumada com seu gosto e ao "poder adoçante" dele, eu já sei que quantidade adoça do jeito que eu gosto. Mas demorei pra acertar...



Exemplo de comparação açúcar normal x Magro: 5g de açucar comum tem 20 calorias, mas para adoçar um copo suco você precisará de pelo menos 14g(=uma colher de sopa rasa) e 5g do açúcar Light Magro da Lowçucar tem 20 calorias mas dá para adoçar um copo de suco com 3g, se quiser bem doce, mas bem doce mesmo dá para usar 5 ou 6g.

Açúcar light União: mistura de açucar comum com sucralose. É bom, não tem gosto residual. Eu vou mudar para este quando o Magro acabar por que acho a sucralose mais saudável, apesar de ter que adaptar a quantidade... ai que preguiça!

* Linea Sucralose: É sucralose com outras associações que não o açúcar comum. 

Aqui em casa eu tenho o líquido e carrego ele quando viajo, a embalagem é um xodózinho!
O gosto é bom, sem residual, mas eu tenho que colocar umas 5 ou 6 gotas. O bom é que a sucralose não tem limite de consumo diário, nem efeito laxativo se exagerar....








Este é o adoçante em pó da Linea. Nunca usei, mas acredito que seja uma boa opção. O único 'porém' é que leva lactose, então quem tem intolerância, resistência, esses probleminhas com o açúcar do leite, tem que ficar de olho! Vem em sachês.







Este é o adoçante culinário da Línea.Também não usei ainda, e por enquanto não pretendo. Ele leva maltodextrina. Este pode ser usado nas receitinhas na mesma quantidade que o açúcar comum, isto facilitaria muito, se o custo ajudasse... a latinha vem com 70g!







Jesuissss, acabei de escrever a bíblia do adoçamento! Ficou um post gigante... acho que por hoje é isso...

Até....

5 comentários:

  1. Jú da Nutridicas!

    Se tiver algo errado me corrija, viu?!

    Bj

    ResponderExcluir
  2. Vi eu uso comecei a usar o União light hj, e gostei viu...
    bjus

    ResponderExcluir
  3. Viviii,
    Ameeeeiii o post. Mto obrigada pela homenagem sua linda! Como vc é atenciosa, vou te contar, q fofinha =D
    Tirou as minhas dúvidas! Achei super esquisito o adoçante feito a partir do petróleo, creedo, heheh.
    Eu entendi sobre o açúcar light (é mais caro, bemm mais caro q o comum), mas como não é uma coisa q uso todo dia, acho q compensa ter em casa. Quer dizer, eu tenho usado pra adoçar a minha vitamina de abacate com morango q tomo umas 3 x na semana (tentei mel, mas pra adoçar decentemente tem q usar mto, e o mel é altamente calórico, o tanto de carbo q tem em uma colher não é brincadeira!), então, na próxima compra, certamente comprarei o açúcar light união.
    Mto obrigada, de novo =)
    Bjinhossss loirão.

    ResponderExcluir
  4. Ahhh que legal esse post, muito bom!!!!
    Usei muito tempo o linea de gotinha, muito lindo, comprei o de sache, o que vc disse que nunca usou, e ele é muito bom, rende mais que o liquido, um sache daquele adoça uma caneca de café com leite desnatado!!!!! Não troco por nada!!!!!
    Meu esse cantinho aqui tem dicas maravilhosas

    ResponderExcluir
  5. Fico feliz que tenham gostado lindonas!

    :D

    Drika,

    eu já tentei o União mas parece que ele não adoça direito, mas vou tentar de novo...

    Bj
    ______________________________________________

    Pri,
    que bom que vc gostou! O açúcar light nem chega a ser mais caro, por que na real vc vai usar tão pouquinho que ele dura bastante, qdo vc experimentar vc vai ver, o meu dura um tempão tipo uns 4 meses...
    Bj
    ________________________________________________

    Moni,
    Feliz que vc veio! Só porque vc gosta do Linea em pó vou experimentar, depois te conto...

    Bjão

    ResponderExcluir