segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Pastel Integral!

Fim de semana dá uma vontade de comer algo diferente...pra variar do frango, batata doce, salada, peguei uma receita de pastel tradicional e adaptei para integral. O resultado foi ótimo!

Numa tigela funda, misturei

1 ovo
1 colher de sopa de azeite de oliva bem cheia
1 colher de sopa de cachaça( só para dar elasticidade a massa, quando assa o alcool evapora todo!)
meia xícara de chá de água morna

Depois de misturados estes fui colocando farinha de trigo integral( eu uso a farinha Maria Inês Integral, mas não sei se tem no resto do país). Usei mais ou menos 2 xícaras...tem que ir amassando com as mãos e colocando farinha até desgrudar bem das mãos.

Na foto dá pra ver a textura da massa. Também dá pra ver que tem um plástico forrando a mesa... eu abro os lados e o fundo de dois saquinhos plásticos, abro sobre a mesa coloco a massa em cima de um e outro saquinho por cima, depois é só abrir com o rolo e deixar a massa bem fininha. O saco evita aquele lambuzo de farinha e também diminui a quantidade de farinha que vamos usar!

O recheio foi de carne moída com bastante tomate e cebola e só pra variar...muita clara de ovo!

Eu adoro pastel frito, mas a minha intenção era fazer algo mais light, então testei duas alternativas:

1 - untei uma forma com margarina light e passei um pouco dela por cima dos pasteis e foi pro forno. Em uns 25 minutos fica assadinho, sequinho e crocante. Uma delícia!

2 - untei uma frigideira com óleo de coco e passei os pastéis na frigideira como quem passa bife. Ficou bom, mas pra dar certo tem que fechar eles como esfiha e com menos recheio, senão fica umas bordinhas com a massa parecendo crua. Alternativa aprovada, porém muito trabalhosa...

Assei o resto dos pastéis. Comi alguns e congelei o restante. Agora quando me der gula de pastel já tá pronto...

Nenhum comentário:

Postar um comentário