segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Abacate....Hummmmm!








Recentemente estive consultando uma nutricionista. Andava com dúvidas e precisando de um acompanhamento para saber se estou consumindo todos os nutrientes que preciso. Uma das recomendações que ela fez diante de minhas queixas(unhas quebradiças, pele opaca...)
foi o consumo de abacate diariamente! Confesso que achava o abacate uma fruta pouco prática de consumir, é grande, depois que a gente corta ele começa a escurecer e sempre tem aquele estigma de ser gorduroso.

Lembrei que já tinha lido um post no blog da Lara Sulianno (aqui) sobre abacate, fui ao blog dela e reli. Pesquisei mais e descobri que é uma fruta excelente, mesmo para quem quer perder gordura. Então perguntei a nutri se tudo bem se eu liquidificasse a polpa, colocasse em formas de gelo e congelasse. Ela disse que a perda nutricional desta forma seria mínima. Fiz isso! Comprei alguns abacates maduros, tirei toda a polpa e liquidifiquei, coloquei em formas de gelo e foi para o freezer. Depois de congelado, tirei bem fácil da forma e guardei em saquinhos, assim ...



Tenho colocado uma porção na primeira refeição da manhã e com a caseína a noite. Agora ficou prático de consumir abacate!

Fatos interessantes que encontrei em minha pesquisa:

1 - Tem 35% mais potássio(importante para recuperação muscular) que a banana( em 100g).

2 - Tem teores significativos de:

  •  Vitamina E: protege contra doenças cardiovasculares, estimula o sistema imunológico, protegendo contra doenças da pele. Pode formar compostos com os radicais livres, servindo como antioxidante(retarda a envelhecimento \o/), chamada também de vitamina da beleza.
  •  Vitamina A: é necessária para a boa visão, é anticancerígena e anti-radicais livres.
  •  Vitamina C: aumenta a imunidade contra infecções, reduz o colesterol e combate a infertilidade, tendo também ação anticancerígena.
  •  Vitaminas do complexo B: As vitaminas do complexo B facilitam o metabolismo normal dos carboidratos. A vitamina B 1 ou tiamina, protege contra a síndrome da morte súbita, controla a diabetes e é útil no tratamento de herpes. A B 2 (riboflavina), é essencial para a produção de energia do organismo e auxilia a formação da glutationa(antioxidante).


3 - É antiinflamatório, auxilia na desintoxicação do fígado.

4 - O ácido oléico, seu principal componente de gordura monoinsaturada, bloqueia a toxidade do mau colesterol, conhecido como o destruidor das artérias. O abacate também age contra a prisão de ventre, perturbações digestivas.

5 - Tem mais proteína que qualquer outra fruta, cerca de 2 g para cada porção de 110 g. Possui, ainda, quantidades úteis de ferro, magnésio.

6 - Deve ser servido cru, pois se torna amargo quando cozido.

7 - Esta parte encontrei no site fisiculturismo.com, vou colocar algumas partes, para ler o texto todo é só clicar no nome do site.


  •  "existe um hormônio vegetal de estrutura química similar ao colesterol especialmente interessante para desportistas. É o beta-sitosterol, um composto encontrado no arroz, no germe de trigo, no milho, na soja e, em sua concentração máxima, no abacate.(..) Além de um potente anti-inflamatório, o beta-sitosterol tem atividade moduladora do sistema imunológico, reforçando o organismo no combate a fungos, bactérias e vírus através da sua ação positiva no aumento da proliferação e da atividade das nossas células de defesa.(...)Obviamente, a estabilidade imunológica é essencial no rendimento de um atleta, mas não é ela o mecanismo de atuação do beta-sitosterol de maior interesse para nós, atletas. Este composto vegetal é também responsável pelo aumento dos níveis de testosterona endógena (...)Ele atua especificamente sobre o fígado, inibindo a enzima que converte a testosterona a dihidrotestosterona (DHT). O DHT age promovendo efeitos indesejados como calvície e acne, além de se ligar ao mesmo receptor hormonal da testosterona, impedindo, assim, que ela se uma a ele e atue satisfatoriamente no organismo. Disponibilizam-se, desta forma, mais receptores para a testosterona se ligar e agir, otimizando seus efeitos da mesma." Ou seja, pode auxiliar no ganho de massa magra!


8 - outro artigo(aqui) do site fisiculturismo.com sugere usar o abacate no lugar de queijos, maionese ou manteiga. Acho que vou tentar, vai que fica bom...eu já gosto de guacamole mesmo...

9 - o indice glicêmico do abacate é 18. Bom, hein? e nem precisa tanto abacate por dia para obter os resultados, em torno de 20 a 30g/dia já dá pra ver os efeitos em mais ou menos 6 semanas de consumo.

Bora comer abacate....


4 comentários:

  1. Eu comprei abacate ontem!!! agora ele tbm faz parte da minha dieta...botei na salada hoje..e ouvi dizer q no pão com uma gotinha de azeite e sal...fica delicioso!!! beijooo Vi \m/

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  2. Olha adorei a idéia de fazer como cubinho de gelo, eu como 2 colheres antes de dormir, mas tem o problema do abacate ir escurecendo msm, vou experimentar assim.
    Bjo

    Nathália

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