sábado, 19 de novembro de 2011

Bolo de Cenoura Sem Glúten ( desta vez é sem meeessmo!)

Como sempre sexta feira é dia de uma jantinha especial!

Primeiro fiz uma receita tudo de bom de bolo de cenoura. É tudo de bom mesmo: sem glúten mesmo, feito só com farinha de quinua, bastante proteína, sem açúcar.... Mesmo sendo integral, baixa carga glicêmica, proteico, eu pretendo consumir só em day off de dieta. Mas é sempre uma delícia comer bolo quentinho!


Eu prefiro passar a receita em gramas porque a minha xícara pode não ser do mesmo tamanho da sua. Mas ou começar a passar em xícaras e em gramas...

Bolo de Cenoura

1 e 1/2 xícara de farinha de quinua = 100g
1 e 1/2 cenoura grande = 150g
2 claras + 2 ovos
1/3 xícara de açúcar light Magro = 50g
1/2 xícara em que a metade seja óleo de girassol e metade leite de coco = 40ml óleo de girassol e 85ml de leite de coco
1 colher de sopa rasa de fermento químico = 10g

Coloquei no liquidificador: ovos, claras, óleo, leite de coco e açúcar e bati até misturar bem. Adicionei a cenoura e bati um pouquinho. Por último a farinha de quinua, coloquei em 3 vezes, colocava um pouco e batia, colocava mais um pouco.... fermento eu coloquei e misturei com uma colher, diz a sabedoria popular que fermento não se bate! vai saber....
Quando eu comecei a juntar os ingredientes do bolo já liguei o forno em 180°, então estava pré aquecido. O bolo vai ao forno por 30 minutos, na forma sem untar.
Fica úmido, tipo uma mistura entre bolo e pudim... vai derretendo na boca... muito bom!

Eu tirei uma parte para a janta que inventei e o que sobrou embalei em pedaços no papel filme e congelei...


Eu adoro misturar doce com salgado e outros sabores. Ontem eu fiz um molho de tomate com frango desfiado e usei para rechear o bolo! A ideia inicial era fazer um rocambole, mas o bolo cresceu mais do que eu esperava, então cortei em 3 camadas e recheei!


Ficou delicioso!

Até....

9 comentários:

  1. bolo quentinho é muito bom mesmo Vi!!!
    bjin

    ResponderExcluir
  2. Jura q pode congelar? E fica bom depois de descongelado? ai eu quero!!! mto, mto, mto apetitoso

    ResponderExcluir
  3. Adorei a receita!!
    Eu amo bolo de cenoura....também gostei da tua ideia de colocar os ingredientes em gramas, eu sempre me confundo com essas coisas de "xícaras" ......assim em gramas é bem mais facil!

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Minhas liiiindas!

    Que bom que gostaram! Espero que façam e depois me contem, adoro saber das variações tb!

    Drika,

    fazia tempo que eu não comia um bolo quentinho, é muito bom mesmo!

    Bj
    ______________________________________________
    Carol,

    bjo lindona!
    ______________________________________________
    Lya

    eu amo bolo quente, então descongelo por uns segundos no microondas mesmo e fica bem gostoso!
    Bj
    ________________________________________________
    Kátia,

    a balança de cozinha é uma das melhores coisas, né? não tem como errar!

    Bjks

    ResponderExcluir
  5. Muito legal a receita, Viviane, não sou muito boa na cozinha, mas vou tentar!

    ResponderExcluir
  6. Eu tb quero provar, hehhee (não sei fazer né amiga) arrasou na cor esse bolo deve ser uma boa agora para o verão .
    Bjooo miga adoro os post.

    Laine Carpes!!!

    ResponderExcluir
  7. Laine,

    vou deixar um pedaço pra vc lá na academia...

    Bjosss

    ResponderExcluir
  8. Aaaaa comeram eu nem provei , heheheh

    Laine

    ResponderExcluir