segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Errei...



Pois, então... errei, acontece... no post com a Torta de Aveia da Carol eu disse que não continha glúten e me enganei nisto: AVEIA CONTÉM GLÚTEN!!!

A Dany Castro do blog Queria ser a Betty Boop me alertou do erro e eu fui pesquisar e decidi escrever um post sobre isso. Obrigado Dany! Eu adoro escrever o blog principalmente pela troca de experiências que ele me proporciona, então peço que quando eu der alguma informação incorreta me avisem! Se não quiserem comentar no blog, o que não tem problema, me avisem por email: vivianerbocacio@gmail.com.

Sobre o glúten, vou transcrever algumas informações interessantes e bem abaixo vou colocar um link do que eu considerei o mais interessante. Não posso garantir a veracidade das informações, mas como dizem que saber não ocupa espaço....


  • O glúten é uma rede de proteínas ergástica e amorfa que se encontra na semente de muitos cereais, como no trigo, aveia, cevada, centeio, malte principalmente no trigo. Representa 80% das proteínas deste último cereal e é composto de duas proteínas principais: a gliadina e glutenina. É responsável pela elasticidade da massa da farinha, o que permite sua fermentação, assim como a consistência elástica esponjosa dos pães e bolos. 

Fonte: http://pt.shvoong.com/exact-sciences/engineering/1708720-gl%C3%BAten-que-%C3%A9-isso/#ixzz1djYaUE00


  • Por que a necessidade de colocar nos rótulos de alimentos processados em evidência: “Contém glúten”. Isso é explicado por ser a forma de alertar as pessoas com a doença celíaca; as quais têm uma predisposição genética para a alergia ao glúten (principalmente à gliadina presente neste) e têm que fazer dietas livres de glúten; ou seja, não comer pão tradicionalmente feito com farinha de trigo. Nestas pessoas o glúten provoca danos na mucosa do intestino delgado, impedindo uma digestão normal. Após eliminar o glúten da dieta, o intestino volta a funcionar com normalidade.

Fonte: http://pt.shvoong.com/exact-sciences/engineering/1708720-gl%C3%BAten-que-%C3%A9-isso/#ixzz1djYmFoJB


  • A retirada dos alimentos com glúten da dieta (macarrão, pães, biscoitos, bolos, pizza etc.) não causa nenhum prejuízo à saúde. Felizmente, os pacientes podem contar com muitas alternativas; já que muitos cereais não contêm o glúten, como arroz e milho; fontes excelentes de proteínas e fibras.

Fonte: http://pt.shvoong.com/exact-sciences/engineering/1708720-gl%C3%BAten-que-%C3%A9-isso/#ixzz1djZ1QLpH


Quais cereais podem ser consumidos por quem tem alergia ao glúten?
 Produtos á base de soja, arroz, milho e quinua real.
Fonte: http://carinatafas.wordpress.com/2008/07/23/contem-gluten-x-nao-contem-gluten/ 


Desculpem pelo erro, agora sei mais sobre glúten e espero que vocês também!

Até...

Um comentário:

  1. Errou não, Vivi!!
    Se enganou!! :)

    Ficou ótimo o post, e a torta é uma delícia!!

    Bjos, lindona!!

    ResponderExcluir