terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Sem o quê?!

Ainda bem que hoje temos cada vez mais acesso a produtos específicos para os mais diversos fins: cremes para cabelos de todos os tipos, protetores solares cada vez mais personalizados, roupas das mais diversas modelagens...e como não podia ser diferente temos alimentos para diversos tipos de dietas, tudo depende do seu objetivo.

Imagino o que era a vida de um doente celíaco há dez anos atras... devia no mínimo ser cheia de privações! Hoje temos muitas opções de produtos sem glúten, o que é maravilhoso, mas penso que aqui vale o alerta: não é porque é sem glúten que tem menos calorias, assim como nem tudo que é diet tem menos calorias e alguns produtos diet, light, sem glúten, sem lactose, etc não são necessários em algumas dietas, como aquelas para perder peso por exemplo.

Produto diet é aquele em que um ingrediente é totalmente eliminado. Por exemplo, não vai nadinha de açúcar ou de gordura ou sódio. Ou seja, tirou um elemento do original virou diet! O que não quer dizer que a quantidade de calorias vai estar reduzida por conta disso. Então vai mais um alerta: NADA SUBSTITUI UMA BOA OLHADA NA TABELA NUTRICIONAL DO PRODUTO! Eu mesma já vi produto em que o diet tinha quase a mesma quantidade de calorias do normal. Não servia a uma dieta de redução de peso, mas certamente servia ao diabético porque não tinha açúcar!

Não estou dizendo de forma alguma que os diet, light & cia, não sejam bons, eles são ótimos! Mas sempre é bom conferir os valores nutricionais para verificar se aquele produto é bom pra você...

Nenhum comentário:

Postar um comentário