quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Cueca Virada!

Não sei se no Brasil todo tem o mesmo nome, mas aqui no sul, tem um biscoito típico de dias de chuva que se chama Cueca Virada! Minha mãe sempre fez frito, uma delícia!

Numa tarde destas de tempo cinza fiquei com vontade de comer os tais biscoitos, mas nesta minha onda de comer saudável não caberiam as originais. Com algumas adaptações, fiz a minha versão e ficou ótima!


Em uma tigela misture:

100 g = 1 xícara de farinha de trigo integral
20 g = 1 colher de sopa de açúcar light Magro
1 pitada de sal
3 a 5 g = 1 colher de chá de fermento para pão

Mexa bem os ingredientes secos, em seguida adicione:

1 colher de sopa de azeite de oliva
1 colher de sopa de aguardente
água morna até dar ponto

Amasse com as mãos até ficar bem homogêneo. Deixe a massa descansar por uns 20 minutos.
Com um rolo abra a massa e deixe bem fininha, quanto mais fina mais crocante fica o biscoito. Corte retângulos compridinhos e faça um corte no meio, passe uma das pontas do retângulo por dentro do corte.
Vai ficar como na foto. Coloque numa assadeira untada com Pam. Leve ao forno médio por 20 minutos mais ou menos. O tempo vai de cada forno. Quando estiver sequinho, levemente dourado é que está pronto.

Na foto parece que deu pouquinho, mas dá uma quantidade boa. O que aconteceu foi que quando eu fui tirar a foto, alguns já tinham sido consumidos. Aqui em casa não dura 5 minutos. O pessoal aqui come quentinho mesmo!

14 comentários:

  1. Ai minha infância voltou!!!! EU AMO!!! Coisa de sulista!!! No off vou fazer com certeza!!!Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem coisa do sul mesmo!

      Depois que fizer me conta!

      Bjs

      Excluir
  2. Vi, aqui chamamos de cueca virada tb! Bom! Vc é top na cozinha hein, me deliciando com a leitura desse blog. Bjs

    ResponderExcluir
  3. Parace delicioso vi!!!! eu quero! pode por canela tb??
    nunca tinha ouvido falar nesse doce...cueca virada eh um otimo nome rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Canela polvilhada por cima ainda quente fica ótimo!

      Faz e me conta!

      Bjs

      Excluir
  4. Hahahhahaha amei o nomeeeeeeeeeeeeeee

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, Mo... vai dizer que onde tu mora não tem comida de nome esquisito?

      Bjks

      Excluir
    2. Teta de nega, hahahhaa = maria mole coberta com chocolate
      foi o que lebrei de imediato, mas não to tirando sarro não, achei engraçado e super adoro essas culturas regionais, louca pra chegar na padaria e pedir 5 cacetinhos, mas iriam perguntar se estou louca hahahahaha

      Excluir
    3. Cacetinho é punk! Eu já me habituei a chamar de pão francês, por que quando eu viajava ficava com medo de pedir cacetinho e alguém me acertar uma bandeja na cabeça kkkkkkkkkkkk

      Bjs

      Excluir
  5. essa receita, da em media qtas cuecas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depende de tamanho e espessura. Fininhos e com mais ou menos 8 cm, uns 15 ou 20.

      Excluir